Radiofrequência íntima
A vagina, como parte do sistema reprodutivo feminino, pode passar por algumas mudanças ao longo do tempo devido ao envelhecimento.

As mudanças que ocorrem podem variar de pessoa para pessoa, podendo estar relacionadas tanto às questões estéticas quanto funcionais, e estão geralmente relacionadas a fatores hormonais e ao processo natural de envelhecimento, como:
- Atrofia vaginal;
- Perda de elasticidade (frouxidão);
- Prolapso vaginal;
- Flacidez vulvar;
- Incontinência urinária.
No entanto, há opções de tratamento disponíveis para aliviar os sintomas e promover o rejuvenescimento vaginal.
A radiofrequência para o rejuvenescimento íntimo é um procedimento médico não cirúrgico que utiliza energia de radiofrequência, que traz a sensação de aquecimento ou formigamento as camadas internas da vagina. Podemos seguramente dizer que o procedimento é indolor, poucas pacientes relatam que causa um discreto desconforto.
Como funciona:
- Avaliação Inicial: Antes do procedimento, irei avaliá-la para determinar se você é uma candidata adequada para o tratamento;
- Preparação: Na sala de procedimento, será fornecido um lubrificante ou gel condutor para facilitar o movimento da sonda de radiofrequência.
- Aplicação da Radiofrequência: Uma sonda de radiofrequência é inserida na vagina movida cuidadosamente ao longo das áreas a serem tratadas. A sonda emite energia de radiofrequência, que aquece os tecidos internos da vagina. Esse calor estimula a produção de colágeno e promove a regeneração dos tecidos. O protocolo habitual é 1 vez ao mês, durante 3 meses.
- Duração do Tratamento: O procedimento leva geralmente de 15 a 30 minutos e é relativamente indolor para a maioria das pessoas. Algumas pessoas podem sentir um leve aquecimento ou sensação de formigamento durante o tratamento.
- Resultados e Recuperação: Os resultados do rejuvenescimento íntimo com radiofrequência podem levar algum tempo para se tornarem aparentes, à medida que o colágeno é gradualmente regenerado.
Resultados clínicos, estéticos e funcionais
- Maior sustentação do assoalho pélvico, colaborando com o tratamento de incontinência urinária;
- Melhora da frouxidão vaginal;
- Melhora o ressecamento vaginal das mulheres no climatério e menopausa;
- Ajuda no processo de reestruturação de tecidos, tratando a dor na relação sexual;
- Clareamento íntimo;
- Colabora com a produção de colágeno da vagina, refletindo positivamente em sua estética.
- Ajuda no processo de reestruturação de tecidos, em alguns casos sendo um tratamento auxiliar na dor na relação sexual (ainda sem comprovações científicas, porém com boas respostas clínicas)
Vantagens da radiofrequência para o rejuvenescimento vaginal
- Tratamento indolor e seguro;
- Sem necessidade de anestesia;
- Retorno imediato às atividades cotidianas;
- Resultados observados desde a primeira sessão.

Dra. Bruna Navarrete
Ginecologista e Obstetra
Sou médica ginecologista e obstetra, atuo em Pinheiros, São Paulo. Possuo formação em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas e realizei duas pós-graduações em Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia e Medicina Fetal. Além disso, sou Médica Especialista no Exército. Estou focada em medicina integrativa e ginecologia regenerativa, buscando auxiliar os pacientes na promoção da saúde e bem-estar.

Receba informações sobre autocuidado, saúde e bem-estar feminino
Siga a Dra. Bruna no Instagram e descubra o poder do conhecimento ginecológico.